quarta-feira, 26 de maio de 2010

Educação e formação profissional

Fonte: Blog do Casagrande
Postado em 25-05-2010


Durante muito tempo, quando um jovem do interior do Espírito Santo tinha o sonho de fazer um curso superior ou técnico, ele tinha que ir para os grandes centros estudar.

Fico imaginando quantas pessoas tiveram que abrir mão desse sonho, por não terem condições para conseguir manter uma vida longe da região onde nasceram e da família.

Nas minhas muitas andanças pelo Estado, sempre percebi que esse era um desafio que precisávamos vencer.

Quando iniciei a minha história política no Congresso Nacional, ainda como deputado federal, comecei a trabalhar para mudar esse quadro.

No Senado pude ampliar as políticas de educação e hoje tenho muito orgulho em dizer que estamos conseguindo avançar e mudar para melhor a história de vida de muita gente.

A vinda do ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira (25), para inaugurar dois novos institutos federais (IFES), um em Venda Nova do Imigrante e outro em Guarapari, simboliza uma vitória, que me enche de orgulho.

O ministro afirmou que quando trabalhamos bem a administração pública, alcançamos resultados. Participar de um evento que é a entrega desses resultados é algo muito gratificante.

Se olharmos para trás, vemos o avanço que obtivemos em tempo recorde, por conta da parceria firmada entre os governos Federal, Estadual e prefeituras, por meio de muito trabalho.

Até 2005, o Estado tinha seis unidades de escolas técnicas. Agora já temos 14 unidades prontas e outras quatro em construção (Santa Maria do Jetibá, Ibatiba, Piúma e Vila Velha).

Hoje, quando um jovem me diz entusiasmado que está investindo na sua formação, sinto que cumprimos parte do que cabe a nós, que fomos eleitos para lutar pela melhoria da qualidade de vida dos capixabas e de todos os brasileiros.

Mas ainda falta muita coisa para ser feita. Precisamos também investir em mais capacitação para nossos professores e em qualidade do ensino. Temos que elaborar políticas inovadoras, ouvindo os cidadãos. Assim, trabalhando em conjunto com a sociedade, conseguiremos evoluir ainda mais, para que, depois, possamos colher os frutos.

Tenho a certeza que a educação é o caminho para o desenvolvimento e é por essa estrada que vamos sempre conduzir as nossas políticas, buscando sempre um futuro melhor.

Texto publicado - Senador Renato Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário