terça-feira, 20 de abril de 2010

Fitipaldi na Corrida Eleitoral: o caso do ES

EMERSON FITTIPALDI foi o primeiro dos grandes campeões brasileiros do automobilismo. Campeão mundial em 1972 e 74, lá próximo dos anos 80, anunciou que se despedia das pistas da Fórmula-1, e cravou um ensinamento que serve bem ao cenário político estadual neste momento. Numa entrevista coletiva, perguntaram-lhe qual sua ultrapassagem mais arriscada. De pronto respondeu: "nunca fiz ultrapassagens arriscadas. Minha tática era "colar" na trazeira do adversário e sentir seu apavoramento, a me ver no retrovisor. Aí era só esperar ele errar e ultrapassá-lo com toda segurança".

 

Analogias a parte, aqui o Condomínio do "Palácio Jambalaia" (nome emprestado do seriado humorístico da TV), semanalmente apresenta sua fissuras, expostas nos noticiários políticos do ES. De fato parece que seus condôminos não se entendem muito bem. Creio seja o excesso de inquilinos com seus excessivos interesses e vaidades (na política como na vida, a vaidade é a mais cruel e inevitável das armadilhas).  Depois que o síndico anunciou que ficava, não renunciando para candidatar-se ao senado, ficou parecendo panela no fogo prá cozinhar caranguejos. Se algum se projeta para sair da panela, outro o agarra, tentando sair também. No final. Bem nosso assunto não é caranguejo. Distante das agruras do Condomínio do Palácio Jambalaia, o PSB e o Senador Renato Casagrande parecem utilizar a tática Fittipaldi. Avançam a cada movimento em falso deixado pela fervura do caranguejo.

 

O episódio mais recente foi o convite dos prefeitos de Serra e da capital, para o Senador Casagrande repensar sua pré-candidatura ao governo, optando pela indicação do PSB para a segunda vaga do senado, bancado pelo Condomínio. Nem tático nem estratégico, esse convite foi dramático, senão trágico, sequer cômico.


Meus Caros leitores, como vocês raciocinam sobre essas questões? Qual o problema de haver disputa na eleição para governador do Estado? Porque essa gana em convencer o senador socialista a retirar-se do páreo? Querem antecipar o resultado da eleição para antes da eleição? Que tal vocês ajudarem compor o raciocínio lógico deste propósito? E percebam que estamos tratando de aliados, com os quais temos responsabilidades nas administrações públicas municipais, estadual e federal.

 

Por falar em propósito, a quantas anda nossa "Roda de Conversa", em meu caro Aurélio, caro prof. Hélio, caríssimo Wellington, meu preclaro Lindomar, e tantos                outros confrades mais? Só a Roda prá ajudar a elucidar enigmas e iluminar atalhos nesse labirinto. Então até mais ver

 

Odmar Péricles Nascimento é sociólogo e analista político.

odmarnas@uol.com.br        


P.S.:Este texto foi publicado na coluna "Política, Cultura e Atitude" do semanário "Jornal Tempo Novo" - www.jornaltemponovo.com.br, de Serra.


 

2 comentários:

  1. Meu nobre amigo Odmar, de grande relevância o seu texto, pois, como é sabido por todos, o que estão tentando fazer é empurrar goela abaixo da população capixaba um único nome, mudando a democracia para a literal DEDOCRACIA, não deixando outra escolha senão o voto em branco ou o voto nulo, o que eu vejo como uma “Ditadura Branda”, diria mais, vejo que Estado do Espírito Santo já passou dos tempos em que isso ocorria, hoje, o POVO não quer mais isso, retrocesso nunca, estamos em um tempo onde todos devem ter voz e vez, e é assim que devemos linear a nossa atuação enquanto socialistas que somos... enquanto PSB, temos a obrigação de oportunizar ao povo capixaba o direito e escolher entre dois ou mais concorrentes a função de GESTORES do nosso Estado, e principalmente, de podermos oportunizar que a população faça a comparação das personalidades políticas que são, pois, facilmente será destacado a que mais se identificar com o que se deseja para o FUTURO do Estado, o que mais representa os anseios da população capixaba, o que mais se destacar na sua história política... e é claro que aí, o PSB com o RENATO CASAGRANDE poderá ser peça chave neste processo, pois claramente, conseguimos ver e demonstrar que dentre os pré-candidatos, o que é possuidor de um maior conjunto de fatores necessários para ser gestor do nosso Estado é o nosso candidato...RENATO CASAGRANDE...
    Meu amigo socialista, saiba que é nossa obrigação enquanto SOCIALISTAS que somos, nos lançarmos neste processo com CASAGRANDE, pois ele será o futuro governador do nosso Estado, além de demonstrarmos que não nos deixamos levar por um “amontoado” de ícones políticos do ES que não visam o bem da população e sim, os seus interesses pessoais.

    E mais, já que mencionou um grande nome da formula 1, irei mencionar outro, pois, façamos como AIRTON SENNA que em uma de suas corridas... ao sair nas últimas colocações, totalmente desacreditado, deu um Show de pilotagem, mostrou para o que veio... e mais uma vez subiu ao pódio, e no mais alto lugar, sendo ele campeão... deixando os mais cobiçados concorrentes para traz...
    Avante PSB, avante CASAGRANDE, avante Espírito Santo.... Avante 40....

    Wallace Gomes - JSB

    ResponderExcluir
  2. Carlos Magno CAPRINI22 de abril de 2010 às 00:20

    amigo parabéns e boa comparação, o que nos estimula mais a participar ativamente da política do nosso estado!!!

    ResponderExcluir